O Brasil e o mundo vem sofrendo milhares de ataques diariamente, hoje em dia as ameaças aos dados e ao ambiente corporativo está em foco, por isso é importante proteger os dados e garantir que em caso de um ataque ransonware seja possível restaurar os dados de forma rápida e segura. E como fazer isso?

 

Uma forma extremamente confiável quando se fala em proteger os dados é garantir o backup, mas como fazer isso se hoje em dia com a inteligência dos ataques até seu backup pode estar comprometido?

 

Bom um conceito novo entre as ferramentas de backup é a imutabilidade ou seja uma proteção que garante que nem mesmo o administrador possa remover um backup por determinado período, isso faz com que ao sofrer um ataque, por mais avançado que seja o ataque seu backup continuará integro e disponível.

 

 

Por definição, a imutabilidade é uma condição que impede a exclusão ou modificação dos dados em storage.

 

Sabendo que os dados são essenciais para todas as empresas, utilizar uma cópia imutável do backup garante que haja uma versão intocada desses dados, que sempre será recuperável e segura em qualquer cenário de falha.

 

O storage de backup imutável pode ajudar nos seguintes casos:

 

 

  • Dados de produção corrompidos ou comprometidos
  • Exclusão acidental de dados de produção
  • Atividade mal-intencionada interna, administradores modificando a retenção das tarefas de backup ou excluindo pontos de restauração.
  • Prevenção contra ataque ransowware

 

Essa característica da ferramenta de backup além de proteger seu ambiente local pode proteger seu ambiente caso eles esteja em nuvem, claro que existem diversos fatores para conseguir proteger o seu backup em nuvem mas que podem ser ajustados rapidamente.

 

Algumas ferramentas de backup para garantir uma integridade maior, elas isolam o acesso à máquina física mantendo uma comunico apenas por um canal seguro e proprietário, isso impede acesso do tipo SSH, TELNET ou Remote Desktop no servidor onde os dados ficarão armazenados.

 

 

Como está a proteção de seus backups? Entre em contato conosco!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.