A qualidade, de certa forma, existe desde que os seres humanos começaram a praticar o escambo, afinal, seguindo o raciocínio de Crosby (1979) “Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações, ou seja, é fornecer ao cliente exatamente aquilo que foi prometido”. Entretanto, segundo Garvin (2002), a qualidade como gestão surgiu na produção de artesãos em torno dos séculos XVIII e XIX.
Ao longo dos anos, a qualidade como conhecemos foi ganhando forma, com diversas contribuições metodológicas como as de W.A. Shewhart. Entretanto, é a partir da reconstrução da indústria japonesa com Deming, Juran e Ishikawa durante as décadas de 1950 e 1960 que a qualidade ganhou forma como uma visão de filosofia empresarial e modelo de negócio.
Creio que seja quase uma unanimidade elegermos o panteão da qualidade com os nomes de:
- Walter Shewhart;
- William Edwards Deming;
- Joseph Moses Juran;
- Kaoru Ishikawa;
- Armand Vallin Feigenbaum;
- Taiichi Ohno;
- Philip Crosby.
A qualidade evolui tanto que em 1990 foi instituído, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Qualidade para evidenciar a importância da gestão da qualidade para as organizações. O Chartered Quality Institute (CQI), inclusive, define um tema relacionado à qualidade todos os anos, o tema deste ano é “Consciência de Qualidade: Fazendo a coisa certa. Naturalmente, a semana em que acontece o dia da qualidade torna-se a semana da qualidade, uma semana para se discutir e aprender mais sobre a qualidade.
Um ponto interessante, amplamente proposto pelo “panteão” e pelos acadêmicos, é a determinação de que qualidade é uma filosofia global abrangendo todas as áreas possíveis do mercado produtivo. As normas criadas pela ISO surgiram para disseminar essa filosofia e as boas práticas de qualidade para produtos e serviços. Apesar de comumente ligarmos as normas da ISO à indústria, elas abrangem todas as áreas do mercado. Um excelente exemplo é a norma ISO/IEC 20000-1, que trata da gestão de serviços de Tecnologia da Informação, a norma é considerada a norma ISO da TI. A norma é embasada na ISO 9001 e na ITIL V3. Devido a sua complexidade, estima-se que no Brasil existam cerca de menos de 100 empresas certificadas na norma.
A norma traz a segurança de qualidade em relação:
- a gestão de serviços de TI;
- ao desenvolvimento de serviços de TI;
- a integração de pessoas, tecnologia e processos;
- aos controles para mensurar e manter níveis consistentes de serviços;
- a garantia de melhoria contínua.
A RCZ é uma das poucas empresas no Brasil que implementaram a norma e está em fase de certificação da mesma. A empresa mostra, claramente, dessa forma, a sua preocupação com a qualidade na prestação de seus serviços. A semana mundial da qualidade não poderia passar em branco pela empresa e a RCZ preparou uma semana interna de palestras e interações sobre o tema. Uma preocupação que a organização teve foi de trazer, de forma leve e descontraída, a qualidade como deve ser: parte integrante das atividades do dia-a-dia.
A I Semana da Qualidade teve temática Geek no seu toolkit visual e palestras diárias abordando diversos temas da qualidade como ISO, documentação, padrão de qualidade, melhoria contínua e qualidade no atendimento, além disso, foram realizados quizzes diários de perguntas sobre qualidade com diversas premiações para os primeiros colocados.
Realizar uma abordagem sobre qualidade nem sempre é uma coisa fácil e a preocupação de se fazer de forma leve foi com certeza realizada. As palestras foram realizadas em um formato próprio procurando proporcionar não somente passar conhecimento mas principalmente debater sobre os temas abordados. A interação pode proporcionar esclarecimentos e até soluções sobre o dia-a-dia da empresa.
A I Semana da Qualidade foi um grande fórum de ideias e soluções, proporcionando a visibilidade e importância que a qualidade deve ter em uma empresa.
Referências Bibliográficas:
CROSBY, Philip B. Quality is free. New York: New American Library,1979.GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
Edson Gonçalves Nunes Junior
Engenheiro de Produção, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Pós graduando em Engenharia da Qualidade 4.0, Auditor Líder nas normas ISO 27001/27701, 9001, 14001 e 45001