Cyber Defense Center - A evolução do SOC - RCZ Segurança para Evoluir

Cyber Defense Center – A evolução do SOC

Saiba como o Cyber Defense Center leva sua segurança digital a outro nível com monitoramento e ação inteligente com mais contexto.

  1. O que é SOC?
  2. Quais as principais diferenças do SOC para o CDC?
  3. Quais são os recursos do CDC?
  4. Benefícios de contar com um bom monitoramento e resposta a incidentes proativo
  5. Para quem o CDC é indicado?

No cenário atual de ameaças cibernéticas em constante evolução, a proteção proativa e contextual dos ativos digitais tornou-se uma prioridade para empresas de todos os portes.

Nesse cenário, surgem os tradicionais SOCs (Security Operations Centers). E, é aqui que surge uma evolução do SOC, o Cyber Defense Center (CDC), que vai além do simples monitoramento ou respostas básicas a incidentes.

Combinando inteligência, automação e resposta ativa, o CDC transforma a segurança da informação em um processo dinâmico, capaz de prevenir, detectar e neutralizar riscos com agilidade e eficiência, escalonando respostas a incidentes dos simples aos complexos.

Este conteúdo explora o que é o CDC, suas funcionalidades, benefícios e para quem ele é mais indicado dentro do universo corporativo.

O que é SOC?

O SOC (Security Operations Center), ou Centro de Operações de Segurança, é uma estrutura dedicada ao monitoramento contínuo e à gestão da segurança da informação de uma organização. Seu principal objetivo é identificar, analisar e responder rapidamente a incidentes cibernéticos, garantindo a proteção de dados e ativos digitais.

Composto por tecnologias avançadas, processos bem definidos e uma equipe especializada, o SOC atua de forma integrada para manter a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade das informações.

Mais do que um centro de vigilância, o SOC é peça-chave para uma estratégia robusta de cibersegurança, pois atua proativamente na detecção e resposta a incidentes, porém, com limitações, seja por ferramentas ou pessoas.

Quais as principais diferenças do SOC para o CDC?

Embora o SOC e o CDC compartilhem objetivos semelhantes na proteção dos ativos digitais, existem diferenças fundamentais entre eles. O SOC tradicional foca principalmente no monitoramento e resposta a incidentes em tempo real, adotando uma postura reativa.

Por outro lado, o CDC incorpora uma abordagem mais proativa e estratégica, integrando prevenção, detecção e remediação de ameaças, com escalonamento de resposta a incidentes cibernéticos nos tiers 1, 2 e 3, permitindo a atuação de especialistas, integrando cada vez mais pessoas, processos e tecnologias.

Além disso, o CDC utiliza tecnologias avançadas, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, para antecipar e neutralizar ameaças antes que causem danos significativos. ​

Quais são os recursos do CDC?

O Centro de Defesa Cibernética, também conhecido como CDC, pode oferecer diversos recursos para o seu SOC, se destacando como uma solução muito robusta e essencial para o seu dia a dia.

Os mecanismos que podem ser utilizados pelo CDC são:

Monitoramento 24×7

A vigilância contínua é essencial para identificar e responder rapidamente a atividades suspeitas. O monitoramento ininterrupto permite a detecção imediata de anomalias, minimizando o tempo de resposta e mitigando possíveis danos. ​

Análise e correlação de Logs

A coleta e análise de logs de diversos sistemas permitem identificar padrões e correlacionar eventos que, isoladamente, poderiam passar despercebidos. Essa correlação é vital para detectar ameaças complexas e coordenadas, trazendo uma inteligência maior de contexto do que acontece em toda infraestrutura de TI.​

Gestão de alertas

A priorização e gestão eficaz de alertas garantem que as equipes de segurança concentrem seus esforços nos incidentes mais críticos, e que não sejam um falso positivo, por isso, a análise e correlação, combinadas com a gestão de alertas, permitem uma maior otimização de recursos, sejam eles de consumo de uma ferramenta por pull mensal ou até o tempo da equipe, aumentando a eficiência na resposta a ameaças. ​

Análise de Tráfego de Rede

O exame detalhado do tráfego de rede ajuda a identificar comportamentos anômalos e possíveis infiltrações, permitindo intervenções rápidas para conter ameaças antes que se espalhem. ​

Análise comportamental

Ao monitorar e analisar o comportamento dos usuários e sistemas, é possível detectar desvios que possam indicar atividades maliciosas, mesmo que não correspondam a ameaças conhecidas. Essa abordagem proativa é fundamental para identificar ataques inéditos e também a partir de credenciais conhecidas, em movimentos laterais pela rede incomuns para determinado usuário ou perfil de acesso.

Resposta a incidentes

O CDC possui protocolos bem definidos para responder a incidentes de segurança, visando conter, erradicar e recuperar sistemas afetados de maneira rápida e eficaz, minimizando impactos operacionais e financeiros.

Gestão de vulnerabilidades

A identificação e correção contínua de vulnerabilidades nos sistemas e aplicações reduzem a superfície de ataque, dificultando a exploração por agentes mal-intencionados. Essa prática é essencial para manter a resiliência cibernética.

DFIR (Digital Forensics and Incident Response)

A capacidade de realizar investigações forenses digitais permite ao CDC compreender a origem e o impacto de um incidente, coletando evidências para análises posteriores, aprimorando as estratégias de defesa e oferecendo respaldo jurídico quando for necessário.

CTI (Cyber Threat Intelligence)

A inteligência sobre ameaças cibernéticas fornece insights valiosos sobre táticas, técnicas e procedimentos utilizados por adversários, permitindo que o CDC antecipe e neutralize possíveis ataques. ​

Relatórios de ameaças

A geração de relatórios detalhados sobre o panorama de ameaças enfrentadas pela organização auxilia na tomada de decisões informadas e no ajuste contínuo das estratégias de segurança, oferecendo uma análise holística dos números, assim, a equipe pode se concentrar nos incidentes reais.

Dashboards personalizados

Interfaces intuitivas e personalizadas fornecem uma visão consolidada e em tempo real do estado de segurança da organização, facilitando o monitoramento e a gestão de incidentes.

Conheça os benefícios de contar com um bom monitoramento e resposta a incidentes proativo

Adotar um monitoramento e resposta a incidentes proativo por meio do CDC é capaz de garantir inúmeros benefícios para a sua TI. Entre eles, podemos citar:

  • Prevenção de ameaças e ataques desde o início: ao identificar e mitigar riscos de maneira antecipada, é possível evitar que as ameaças se concretizem, assegurando a continuidade dos negócios.
  • Simplificar a segurança reativa: com uma postura mais proativa no CDC, conseguimos reduzir a dependência que a segurança do seu TI tem em medidas reativas, que geralmente são mais custosas.
  • Redução de custos com remediação: a prevenção de incidentes utilizando o Centro de Defesa Cibernética diminui gastos associados à recuperação de sistemas e à gestão de crises. ​
  • Manutenção da reputação corporativa: a proteção eficaz dos dados e sistemas preserva a confiança de clientes e parceiros, evitando danos à imagem da empresa.

Para quem o CDC é indicado?

O Cyber Defense Center (CDC) é altamente indicado para empresas que possuem ativos digitais críticos e que desejam elevar seu nível de maturidade em cibersegurança.

Empresas de médio e grande porte, instituições financeiras, órgãos governamentais, empresas do setor de saúde, tecnologia, telecomunicações e qualquer organização que lide com grandes volumes de dados sensíveis ou que seja alvo constante de ameaças cibernéticas devem considerar a implementação de um CDC.

Além disso, empresas que operam em setores regulados, como financeiro, saúde e energia, se beneficiam significativamente da estrutura do CDC por estarem sujeitas a normativas e legislações rigorosas de compliance e segurança da informação. O CDC oferece os relatórios, registros e respostas que atendem aos requisitos legais e de auditoria, como certificações ISO de cada setor e a LGPD.

Outro público estratégico para o CDC são as empresas que estão em processo de transformação digital.

Nesse momento, aumentam-se os riscos cibernéticos, uma vez que novos sistemas, plataformas e conexões são adicionados à infraestrutura. Um CDC garante que esse crescimento digital seja acompanhado de segurança reforçada, protegendo investimentos e a continuidade do negócio.

Com o CDC da RCZ, sua empresa não somente detecta ameaças, ela reage com precisão e inteligência. A evolução da cibersegurança já começou. E você, vai ficar para trás? Entre em contato e conheça mais sobre nossa ferramenta!

Fale com a RCZ!

Telefone: 3003 – 0262

E-mail: [email protected]

WhatsApp: +55 41 99148-9013