/

9 de fevereiro de 2023

Conheça os Tipos de Pentest

O pentest (penetration test) é uma avaliação de segurança da informação que simula ataques maliciosos para identificar as vulnerabilidades em um sistema, aplicação ou rede. Ele é realizado por profissionais de segurança da informação que utilizam técnicas e ferramentas semelhantes aos utilizados por criminosos cibernéticos.

O objetivo do pentest é fornecer aos proprietários de sistemas informações sobre as falhas de segurança existentes, ajudando-os a tomar medidas para corrigi-las antes que sejam exploradas por atacantes mal intencionados. Além disso, o pentest também pode ser utilizado para avaliar a eficiência das medidas de segurança implementadas e identificar pontos fracos que possam ser melhorados.

Mas afinal, qual são os tipos de Pentest?

Black Box

Também conhecido como teste cego, acontece quando a equipe contratada não tem nenhuma informação primária sobre o sistema da empresa contratante. Pelo fato dos pentesters não terem conhecimento acerca da infraestrutura analisada, é a modalidade que simula de maneira mais realista um ataque hacker.

White Box

Neste formato, a equipe de pentesters tem conhecimento sobre toda a infraestrutura do cliente, e dessa forma, consegue traçar uma estratégia mais ampla para formalizar o ataque. Nesta modalidade, são simulados ataques de dentro e de fora do sistema interno da empresa contratante.

Gray Box

 Aqui nós temos uma mescla dos dois tipos de pentest anteriores. Dessa forma, a equipe contratada para efetuar a análise tem conhecimento parcial da infraestrutura que será alvo de todo o processo. Em suma, a terceira modalidade de pentest é feita a partir das informações obtidas sobre o sistema da empresa contratante, e então, estruturam o ataque, em busca das vulnerabilidades existentes.

Em resumo, o pentest é uma ferramenta valiosa para identificar e corrigir as vulnerabilidades de segurança em sistemas, aplicações e redes. Ele ajuda a garantir que os sistemas estejam protegidos contra ameaças cibernéticas e aumenta a confiança dos usuários na segurança de suas informações pessoa.

Somos uma empresa especializada em cibersegurança. Acreditamos que a segurança efetiva é sempre proativa. Contate-nos, venha evoluir com segurança!