Você sabia que existem 3 tipos de backup?

Backup Completo

 

Faz uma cópia de todos os arquivos existentes no dispositivo ou servidor para outro local de armazenamento.

O backup completo ou full, pode ser considerado a base para todos os outros tipos de backups(backup incremental e diferencial). Ele consiste em uma cópia completa dos dados, arquivos e volumes para o armazenamento de destino.

Nesse modelo, todas as vezes em que um backup é necessário, o backup anterior a ele é descartado ou mantido, e o novo é feito, ou seja, todos os arquivos e dados são copiados a cada backup.

Embora esse modelo fornece mais segurança e proteção contra a perda de dados, a necessidade de uma nova cópia de todos os arquivos sempre que um backup for necessário, faz com que ele seja inviável para empresas que possuam um volume de dados muito grande.

 

Principais vantagens:
 
  • Facilidade de configuração, pois basta apertar um botão para que o backup seja feito.
  • Maior proteção contra a perda de dados e informações, por conta da cópia completa que é feita.
  • Um backup completo sempre será uma cópia idêntica do ambiente de produção, o que facilita a localização de arquivos ou pastas por parte do gestor de TI caso uma restauração seja necessária.
 

Backup Incremental

 

Realiza uma cópia de todos os arquivos que foram alterados desde o último backup completo.

O backup incremental surgiu justamente para sanar a necessidade do backup full de copiar todos os dados e arquivos a cada nova execução. Nesse modelo, só é necessário uma cópia completa de todos os arquivos uma única vez, pois todos os outros backups só carregam os dados alterados desde o último carregamento.

Em outras palavras, só é feito backup de arquivos ou dados que sofreram alterações desde a última execução de backup, tenha sido ela total ou incremental.

 

Principais vantagens:
 
  • Como o backup incremental só faz a cópia de arquivos que sofreram alterações, a velocidade do processo é extremamente superior ao modelo full.
  • Pelo mesmo motivo, a quantidade de espaço e poder de processamento necessário para o backup incremental é pequena.
 

Backup Diferencial

 

No backup diferencial, assim como no incremental, é executado primeiro um backup completo com a cópia de todos os dados, e depois outras execuções subsequentes.

A diferença aqui é que enquanto no backup incremental cada execução copia apenas os dados que foram alterados desde o último backup, independentemente do tipo, no diferencial é feito uma cópia de todos os arquivos alterados desde o BACKUP FULL.

Isso quer dizer que na primeira execução depois do backup completo, serão copiados apenas os dados que foram alterados; na segunda execução serão copiados esses mesmos dados mais as alterações que foram feitas após eles.

 

Principais vantagens:
 
  • O backup diferencial é mais seguro que o incremental por conter todas as alterações desde o backup full, o que também evita uma grande fragmentação dos arquivos. Portanto, para uma restauração bem sucedida, bastaria o backup incremental da data desejada + o backup full dele.
  • O backup diferencial consome menos espaço de armazenamento e é mais rápido do que o backup completo.
 
Independente do tamanho de sua empresa, seus dados são cruciais para as suas operações diárias e seu crescimento.
A Veeam® e a RCZ oferecem soluções combinadas com serviços e a experiência em uma plataforma avançada, fácil de utilizar e econômica!
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.